quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Como salvar o Planeta de um jeito bacana


David Rothschild tem 29 anos, é britânico e herdeiro de uma pequena fortuna. Foi eleito pela revista Tatler, em 2003, o segundo solteiro mais sexy do Reino Unido, deixando para trás o ator Hugh Grant e o príncipe Harry. Justiça seja feita, Rothschild é verdadeiramente um gato.

Bonito, inteligente, bem humorado e, de quebra, montado na grana, o britânico acaba de lançar o “Manual Live Earth de Sobrevivência ao Aquecimento Global”, pela editora Manole. O livro faz parte do movimento ambiental global Live Earth, idealizado por Al Gore, cujo objetivo é reunir e aproveitar os esforços de todos para combater a crise climática.

Rothschild acredita que os jovens de hoje estão muito mais atentos às questões ambientais do que as gerações passadas porque têm os multimeios como aliados, ampliando e articulando ações globais no âmbito de uma temática que já foi local e desarticulada.

O Manual descreve 77 táticas essenciais que inspiram mudanças comportamentais para evitar o aquecimento global ou sobreviver a ele. Um exemplo? Você sabia que um carro pode ser movido à fritura? O óleo vegetal lubrifica mais que o óleo comum, fazendo com que o motor do carro fique mais silencioso.

O processo é um pouquinho trabalhoso porque você vai precisar aquecer o óleo vegetal antes de injetá-lo no motor, conseguir um fornecedor permanente de óleo usado e se acostumar com um leve cheirinho de fritura.

Não agradou? O biodiesel também é uma saída, pois tanto ele quanto o óleo vegetal são considerados carbon-free, o que significa que ao serem queimados, o carbono liberado é absorvido pelas plantas. Além disso, o biodiesel pode ser feito com tudo, desde óleo de canola até sobras de gorduras animal e de algas. Mas saiba que todo o veículo pode ser transformado em carro de fritura.

Outras dicas de Rothschild:
1 - Em vez de ligar o aquecedor, use um suéter.
2 -Convença um cético: ele pode convencer outro, que convença outro, que convença outro... até que todos se conscientizem de que é hora de agir.
3 – Plante uma árvore e cuide bem dela. Uma árvore pode absorver mais de uma tonelada de CO2 durante toda a sua vida. Uma árvore morta, que entra em decomposição por não virar lenha, faz o processo inverso.
4 – Tomem banho juntos. Se um milhão de pessoas tomasse banhos mais curtos, a emissão de CO2 seria reduzida em 175 mil toneladas por ano. A desculpa perfeita para dividir o chuveiro com alguém: faça isso pelo planeta!

Viu só? O livro não é, nem de longe, um tratado chato ou entediante de ‘ambientalês’, mas, se nada disso funcionar, compre um camelo.

Nenhum comentário: