sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A meia-calça



As mulheres se sentem totalmente à vontade usando meias-calças. Porém este item do vestuário pertenceu aos homens inicialmente e designava muita sensualidade.

A peça surgiu na Mesopotâmia, aproximadamente dois mil anos atrás. O material usado era a lã com uma costura na parte de trás, que servia de proteção para os soldados que praticavam montaria no inverno. As primeiras peças tubulares foram tecidas no século VI, em algodão ou lã. No século XIV, a meia-calça passou a ser utilizada por nobres, que competiam entre si pela riqueza dos materiais utilizados nas meias, ricamente bordados. No reinado de Catarina da Rússia, os homens utilizavam as meias como artefatos de sedução, malhas aderentes que, coladas ao corpo, valorizavam seus dotes físicos. Por volta de 1780, a malha tornou-se mais fina e foi assumida como acessório feminino, enquanto que o uso masculino começou a entrar em extinção.

A versão mais difundida era em 7/8, presa por fitas ou rendas às coxas. As mulheres adotaram a meia-calça aparente no início do século passado, cuja matéria prima mais utilizada era a seda, tornando o produto muito caro. No período da guerra, as mulheres pintavam um risco atrás da perna para simular o uso de meias, um produto em falta e muito caro nesta época.

A tecelagem era uma arte conhecida no século XV, mas logo caiu
no esquecimento. As meias reaparecem na Espanha, onde a moda espanhola, ditava o tom na Europa entre 1550 e 1650. a moda masculina tinha necessidade de criar meias que não enrugassem nas pernas. Os homens espanhóis mostravam as pernas e usavam calças cheias até as coxas. Uma invenção espanhola foi o espartilho.

A fama dos grandes tecelões da Espanha logo ultrapassou as fronteiras. Os nobres tinham uma média de oito pares de meias, um sinal de muito luxo. Os reis eram presenteados com meias de seda espanholas.

A primeira máquina de fazer meias foi inventada por um inglês chamado Willian Lee que não enriqueceu nem tampouco ficou famoso por isso. A França também iniciou a tecelagem mecânica de meias e Paris tornou as meias de seda famosas e célebres com as dançarinas de Can-can, que usavam meias de rede preta, considerada um escândalo. Também foi na capital francesa que a meia de seda apareceu pela primeira vez entre damas que tomavam chá com Lady Montague. Tratava-se de um grupo de damas que não discutia literatura e sim idéias revolucionarias. Inteligentes, estas mulheres se interessavam por estudos científicos que eram impróprios para o sexo feminino, e ainda usando meias de seda azul, foram pretensas revolucionárias.

No inicio do século passado, as meias eram grossas e tinham cores bem escuras. Quando as meias começaram a ser confeccionadas em fios de nylon, foi uma grande revolução no comportamento social. As mulheres se sentiam mais sensuais que queriam que suas meias aparecessem até mesmo em saias compridas. Nos anos 70, com a minissaia, foram confeccionadas fibras sintéticas, com colorido vibrante e que modelavam e protegiam o corpo.


Nos dias atuais, maquinas de produções modernas fazem com que as meias nem sejam tocadas por mãos humanas. As maquinas fabricam as meias, depois são empacotadas e finalmente transportadas em embalagens plásticas transparentes que podem ser encontradas em prateleiras do supermercado. Meias com desenhos de tatuagens, com cores mais variadas e de todos os tipos e gramaturas de fios. Hoje a meia-calça é um produto extremamente tecnológico e de uso exclusivo da mulher.Será?

Empresa francesa lança meia-calça para homens



Um fabricante francês de meias-calças acaba de lançar uma linha desenvolvida especialmente para homens.

A empresa decidiu lançar a novidade, que já chegou às lojas, depois de constatar que havia demanda no mercado pelo produto.

“Desde a criação de nosso site na internet, em 2005, começamos a receber vários pedidos diários de homens que gostariam de saber quando iríamos criar uma linha de produtos específica para eles”, afirma Annick Desamy, diretora comercial da marca Gerbe.

Segundo ela, muitos dos homens que escreveram à empresa já utilizavam meias-calças femininas.


Piadas

Seu criador reconhece em um texto na página de abertura que o site é motivo de piadas, mas afirma querer demonstrar que é possível ser sexy e masculino, mesmo usando meias-calças.

O site informa também que ele não representa um ponto de encontro de homossexuais ou fetichistas.


O site traz depoimentos de homens que dizem usar regularmente

meias-calças e que se sentiam obrigados a esconder esse hábito.

Alguns dos internautas esperam que esse lançamento na França

permita “a evolução das mentalidades”.

As meias-calças para os homens levam em conta o tamanho dos pés e têm maiores dimensões na região da cintura, além de uma abertura transversal, como a das cuecas.

A empresa criou meias-calças com pés ou sem pés, na cor preta opaca, para serem vestidas sob calças ou roupas de ginástica, além de transparentes, nos tons da pele ou pretas, para serem usadas com bermudas.

A Gerbe desenvolveu também meias três-quartos que teriam, segundo o fabricante, o efeito de estimular a circulação sangüínea ou relaxar, para homens que costumam ficar muito tempo em pé ou sentados.

A empresa fabricou inicialmente seis mil unidades das novas meias-calças masculinas, mas prevê que o estoque se esgote rapidamente.

“Acreditamos que ele será realimentado constantemente”, diz a diretora comercial.

“Hoje os homens têm um senso estético muito mais amplo. Basta ver o que ocorre no setor dos cosméticos, com todos os cremes desenvolvidos especialmente para eles”, afirma.


Nenhum comentário: